Close

DESPERTANDO OUSADIA EM SEUS ADOLESCENTES

Ah a adolescência!

Essa fase linda da vida repleta de descobertas, mudanças e espinhas. Nesse tempo a galerinha se encontra em vários dilemas, tão profundos quanto a contemplação da existência pelos maiores filósofos. Dilemas esses que geram muitas incertezas e com isso insegurança nos relacionamentos interpessoais, pois a necessidade social máxima nesse momento é ser aceito pela turma.
Com isso se manifesta uma das característica da adolescência: a timidez. Essa timidez é gerada pela pressão social, pois basta o minimo “mico” para serem marcados para sempre!

Mesmo os mais alegres camuflam sua insegurança em meio as suas peripécias, outros desviam a atenção de si com insultos aos colegas. Todos, porém, com o mesmo receio, ser marcado e excluído do meio.

Mas em meio a todo esse turbilhão de sentimentos e incertezas, como um adolescente cristão pode se lançar na aventura de declarar o seu amor por Cristo? Levando em conta que podem perder a aceitação social, tão preciosa.

O que faria esse adolescente colocar em risco seu espaço já conquistado ou em processo de construção?

Essa troca se daria por algo que ele acredita ter mais valor, senso de propósito e participação!

Quando conseguimos gerar em um adolescente a paixão por anunciar o amor de Cristo, fazendo-o entender que ao responder a esse chamado ele recebe poder para gerar vida, poder para transformar, para curar. Quando ele entende que responder a esse chamado faz com que ele se torne participante em algo muito maior do que ele próprio, ai então ele aceita fazer essa troca.

Então veremos adolescentes tímidos, tomarem de ousadia para anunciar o amor de Deus onde quer que estejam.

E como gerar esse entendimento nessa geração?

A liderança precisa de alguns recursos pessoais: Amor, paciência, dedicação e uma visão clara de onde desejar levar esses adolescentes, ou seja, o que quer gerar neles. Os adolescentes precisam saber claramente qual a sua intenção com eles.

Você já contou aos seus adolescentes quais os seus planos com eles? Até aonde você quer levar seu grupo ou ministério?

Eles precisam entender “os porquês” antes de responder ao chamado.

Essa geração tem muita ousadia dentro deles, é só você olhar para o seu comportamento, linguajar, e estilo de vida. Mas precisamos acessar e liberar essa intrepidez através do propósito de Deus para as suas vidas.

 

Mauricio Rafael – Pastor de Jovens em Balneário Camboriú – SC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *