Close

POTENCIALIZANDO SEUS LIDERADOS - CONCLUSÃO

Podemos concluir que líderes da “ordem” de Jesus não são aqueles que conseguem manter o domínio sobre seus liderados, mas são aqueles que geram ambientes favoráveis para que seus liderados aceitem o risco de fazer como eles fazem (manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas).

Mas se nossos liderados acreditarem que podem fazer como nós fazemos isso não seria uma ameaça à nossa liderança?

A resposta a essa pergunta revela se você é um líder que potencializa ou não os seus liderados.

Jesus, sem medo algum, responde ao pedido de Pedro: “Venha!”

Potencializar seus liderados não tem a ver somente em provocar o melhor deles e possibilitar que vivam suas qualidades e desenvolvam seus pontos fortes. Potencializá-los passa por conseguir transformar um ambiente de medo e um sentimento de limitação, em terra (ou água) segura para que eles se desafiem a fazer como nunca antes, a fazer como nós fazemos.

Exercer a liderança dentro do barco depois de ter proporcionado tamanho espetáculo de andar sobre as águas seria uma excelente oportunidade de domínio e superioridade; uma infalível estratégia de fazer com que seus liderados o respeitassem. Mas, não é o que Ele prefere. Ele troca o domínio, a superioridade e o respeito pela admiração e inspiração. Agora, seus discípulos não só sabem que podem ficar seguros com a liderança dEle, mas sabem que podem mais do que acreditam poder.

Potencializamos nossos liderados quando não nos satisfazemos em gerar um ambiente de controle onde os limites e regras são bem demarcados os fazendo recuar, mas quando o controle é exercido os surpreendendo com a notícia de que os limites e regras os permitem avançar.

Talvez estejamos chegando ao final dessa série nos sentindo limitados e com medo de não estarmos liderando de forma correta. Não esqueçamos que se para nossos liderados somos o Jesus do episódio bíblico, para Jesus, somos o Pedro. Ele está nos dizendo: Venha!

Cristiano Caracek

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *