Close

AMBIENTE DA VERDADE

Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado.
1 Coríntios 9:27

 

Você já se viu falhando naquilo que você mais cobra dos outros?

Como você reage quando isso acontece?

A ideia é refletirmos um pouco sobre o “ambiente da verdade”.  O ambiente que você gera e promove para a sua rede, para o seu ministério, para os seus liderados é favorável para que se viva e se pratique aquilo que você ensina?

Temos nos especializado em ler e discutir para que sejamos líderes melhores e mais habilitados e isso tem nos tornado mais profundos e formadores em nossas falas, desde as falas em conversas informais até as nossas falas programadas em pregações, redes, discipulados e outros. Isso é muito bom, mas perigoso. Corremos o risco de ensinarmos muitas coisas e descuidarmos com o ambiente que geramos para a prática do que ensinamos. Você tem sido um facilitador da prática do que você ensina?

O ambiente é extremamente importante para que uma nova cultura e um novo padrão, norteado pela Bíblia, sejam gerado. E como líderes, somos os responsáveis por gerar esse ambiente viabilizando iniciativas e práticas que estejam coerentes com tais princípios.

FIQUE ATENTO, porque se você viver todo esse processo apenas focado em ser um exemplo para os seus liderados, você estará apenas cuidando da aparência. Gere o ambiente da verdade em sua própria vida e isso naturalmente alcançará os que vivem a sua volta.

Jesus vivia e gerava ambiente da verdade quando ele mesmo praticava aquilo que ensinava, veja essa declaração a respeito dos ensinos de Jesus:

Todos ficavam maravilhados com o seu ensino, porque lhes ensinava como alguém que tem autoridade e não como os mestres da lei.

Marcos 1:22

            Que autoridade era essa?

Com certeza não era o seu tom de voz e nem mesmo a sua capacidade de articular suas palavras, porque isso não faltava aos mestres da lei. A autoridade vista no ensino de Jesus tem a ver com ensinar com a própria vida.

Façamos disso o nosso alvo: ensinarmos pela teoria e prática, gerando e encorajando o mesmo em nossos liderados, e, assim, vamos estabelecendo o ambiente da verdade para os nossos e para os que forem chegando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *